Encenação da Paixão de Cristo será nesta sexta-feira em Nova Friburgo


Via-Sacra Viva é realizada no distrito de Riograndina e os cenários são compostos pelos casarões históricos da antiga linha férrea do bairro. Encenação da Paixão de Cristo no distrito de Riograndina em Nova Friburgo
Foto:Lucas Lima
Nesta sexta-feira (29), feriado da Paixão de Cristo, os cristãos têm o costume de vivenciar a Via-Sacra. Às 18h, no distrito centenário de Riograndina, que fica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem a décima edição da tradicional Via-Sacra Viva, que leva os fiéis e espectadores a um exercício de fé e piedade, percorrendo o caminho de Jesus Cristo da Santa Ceia até o Monte Calvário.
Para a encenação, o público caminha junto aos atores e os cenários utilizados são a Praça de Nossa Senhora do Rosário, os casarões da antiga linha férrea e a Igreja Católica de Riograndina.
Todo o teatro é encenado pela comunidade do bairro, que também faz parte da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.
“Em 2012, tudo começou de uma forma muito simples, ainda era algo novo, mas os fiéis apoiaram desde o início e o teatro foi evoluindo com o passar dos anos. Atualmente, a Via-Sacra Viva encena desde a Santa Ceia, passando pelo jardim Getsêmani, a ida de Jesus aos Reis, entre eles Pôncio Pilatos, o caminho carregando a cruz até a crucificação e finaliza no Monte Calvário, local onde Cristo doou a vida por todos nós”, conta uma das organizadoras, Cristina Almeida.
Via-Sacra Viva no distrito de Riograndina em Nova Friburgo
Foto: Lucas Lima
A preparação para o teatro começa com meses de antecedência pelos ensaios, depois as produções para os cenários e, na sexta-feira, uma equipe voluntária inicia a montagem às 5h.
A encenação envolve 70 pessoas, entre intercessores, atores, produção, execução dos cenários, sonorização e iluminação cênica. Tudo com trabalho voluntário e doações.
Durante o evento, serão recolhidas doações de um kg de alimento não perecível ou de produtos de higiene pessoal recolhidos pelo projeto Santa Dulce dos Pobres, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, para serem doados a famílias em vulnerabilidade social.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *