Prédio histórico dos Correios no centro de Petrópolis vai fechar para restauração


Aviso está colado na porta da unidade. Funcionários serão remanejados para outras agências na cidade. Correios no prédio histórico de Petrópolis
Foto: Priscila Torquato/ g1
Um cartaz colado na porta da unidade dos Correios localizada no prédio histórico na Rua do Imperador, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, informa aos clientes sobre o fechamento da agência a partir do dia 2 de abril para reformas.
Segundo a nota dos Correios, o local vai passar por obras de restauração.
“O prédio histórico dos Correios, em Petrópolis, está sendo desocupado para iniciar os procedimentos de restauro. Com o objetivo de iniciar as obras o quanto antes, a agência será desmobilizada em 02/04/2024. O efetivo da unidade será deslocado para as agências do próprio município, visando manter o atendimento aos nossos clientes”, em nota da empresa pública enviada ao g1.
O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) contou ao g1 que nos últimos oito anos tem cobrado da empresa a manutenção do imóvel.
“A empresa não atendeu às reivindicações do Sindicato e de outros órgãos. Agora acaba de receber ordem judicial para fechamento com aplicação de multa diária se não promover obras no local”, informou Leônidas da Silva, diretor do Sindicato e representante da categoria na Região Serrana.
Aviso colado nos Correios de Petrópolis
Foto: Priscila Torquato/ g1
O Sintect-RJ revela ainda uma preocupação com os funcionários que atuam na unidade da Rua do Imperador.
“Os trabalhadores estão sendo ameaçados a serem deslocados para unidades distantes com perda de funções e gratificações e sendo oferecidos sorteios para ver quem, e para onde, serão deslocados”, denunciou.
De acordo com os Correios, o efetivo da unidade será deslocado para as agências do próprio município.
A entrega interna da agência Petrópolis vai passar a ser realizada pelos Centros de Distribuição de região localizados nos endereços: Rua Marechal Floriano Peixoto, 91, 2º Andar; e Rua Mosela, 1378.
Como alternativa, os clientes poderão ser atendidos nas seguintes agências:
AC Itaipava – Estrada União Indústria, 11870, Itaipava
AC Posse – Estrada Silveira da Mota, 42, Posse
AC Pedro do Rio – Estrada União Indústria, 19297, Pedro do Rio
AGF Coronel Veiga – Rua Coronel Veiga, 1.988, Coronel Veiga
AGF Cidade Imperial – Rua Dezesseis de Março, 322, Centro
e AGF Polo Bingen – Rua Bingen, 2.170, Bingen
Em 1º de outubro de 1848, Dom Pedro II assinou o decreto de implantação dos Correios na cidade, um dos primeiros do país.
O palácio dos Correios é uma obra do governo Republicano em plena Cidade Imperial e foi inaugurado, em 1922, pelo presidente Epitácio Pessoa. Na fachada estão as colunas em estilo neoclássico. No interior, os lustres são originais.
“Essa é a primeira vez que essa agência fica fechada. Nossa preocupação é que as obras não aconteçam e a unidade não seja reaberta. Mais de oito anos que a gente vem denunciando as condições precárias da unidade. O Sindicato reitera sua posição em defesa dos trabalhadores, do patrimônio público e da qualidade dos serviços prestados à população, exigindo da empresa responsável o cumprimento das obrigações legais e o respeito aos direitos dos trabalhadores e da população de Petrópolis”, pontuou Leônidas.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *