Apagão deixa toda a cidade de Nova Friburgo sem energia por 30 minutos; Enel vai apurar desarme na linha de transmissão


Caso ocorreu por volta das 19h desta segunda-feira (23). Gerador do Hospital Raul Sertã não funcionou deixando unidade às escuras. Prefeitura disse que a situação foi rapidamente resolvida. Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, ficou às escuras depois de apagão em Nova Friburgo
Imagens Augusto Mineiro
Um apagão atingiu a cidade de Nova Friburgo, na Rgião Serrana do Rio, por volta das 19h desta segunda-feira (23). Foram duas quedas de energia e toda a cidade ficou cerca de meia hora sem luz.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram que o principal hospital público de Nova Friburgo, o Hospital Raul Sertã, ficou às escuras durante a queda de energia, já que o gerador não funcionou.
Ao g1, fontes ligadas ao hospital disseram que pacientes do CTI precisaram passar por manobras por conta do apagão.
Cidade de Nova Friburgo fica às escuras após apagão
Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo desmentiu sobre a realização de manobras e disse que nenhum paciente foi prejudicado. E que a falha no gerador foi resolvida rapidamente.
“De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve uma pequena falha do sistema de um dos geradores do Hospital Raul Sertã, que foi sanada em pouco tempo para o pleno funcionamento do gerador. A unidade conta com dois geradores novos e com as manutenções em dia. Os equipamentos essenciais para atendimento aos pacientes possuem autonomia de até 4 horas e são acionados automaticamente quando o fornecimento de energia elétrica é interrompido. Nenhum paciente esteve exposto a qualquer risco durante os apagões” finalizou a nota da Prefeitura de Nova Friburgo.
Já a concessionária Energisa, responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, disse que o desligamento da linha de transmissão da supridora de energia causou o apagão.
“A Energisa Minas Rio informa que as duas interrupções de energia que afetaram Nova Friburgo, por volta das 19h, desta segunda-feira, 23 de setembro, foram ocasionadas pelo desligamento da linha de transmissão da supridora de energia, responsável pelo abastecimento à Energisa no munícipio. A Energisa esteve o tempo todo em contato com a supridora e o ONS (Operador Nacional do Sistema) para garantir o restabelecimento de forma segura a todos os clientes e o mais rápido possível, o que aconteceu em cerca de 30 minutos”, disse a concessionária.
O g1 entrou em contato com a Enel, supridora de energia, para saber o motivo do desligamento da linha de transmissão. A empresa disse que está apurando o que causou o problema.
“A Enel Distribuição Rio informa que, por volta das 19h de ontem (23), identificou um desarme numa linha de transmissão responsável por atender o município de Nova Friburgo. Técnicos da Enel foram imediatamente acionados e o serviço foi integralmente normalizado em cerca de 30 minutos. A distribuidora está apurando as causas do desarme”, disse a Enel.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *