A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo começa no sábado (21) e vai até o dia 28 com o tema: O futuro em nossas mãos aqui e agora. 11º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo já agita a cidade
A 11º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, começa neste sábado (21) e vai até o dia 28 de setembro.
Com programação gratuita, serão exibidos oitenta filmes de 15 países, selecionados dentre as 2.828 inscrições produzidas em 123 países. Além das exibições dos filmes, cronograma conta com palestras, oficinas e apresentações musicais.
O evento traz uma programação diversa e gratuita, espalhada por diversos pontos da cidade.
Em 2024, o tema do festival é “O Futuro em Nossas Mãos – Aqui e Agora”, e convida toda a população a conhecer os destaques do cinema, participar de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e a refletir sobre a crise climática.
As atividades começam no sábado (21) . O Espaço Arp sedia a abertura oficial com coquetel e palestra sobre cinema imersivo, seguida pela exibição da experiência “Na Altura do Coração”, conduzida por Flávio Mayerhofer, do Studio Meta.AI.
No domingo (22), um dos destaques do cronograma é a exibição da Mostra Competitiva Regional, com curtas-metragens de produtores audiovisuais da região selecionados através de chamada pública realizada no último mês.
Às 20h, o Teatro Municipal apresenta o filme “Os Sapos”, filmado em Nova Friburgo, dirigido por Clara Linhart, com presença do elenco e equipe.
As exibições continuam ao longo da semana, incluindo ainda palestras, oficinas e debates. O festival encerra suas atividades no sábado, 28 de setembro.
“O FriCine, Festival Internacional de Cinema Socioambiental, iniciado em 2006, busca conscientizar a população de Nova Friburgo sobre a conexão vital entre questões socioambientais e nosso cotidiano. Ao longo de 18 anos de luta e resiliência, o festival cresceu, chegando à sua 11ª edição com uma programação excepcional, agora viabilizada pela Lei Paulo Gustavo. Em um momento de emergência climática global cada vez mais desafiadora, o festival se reafirma como um evento de extrema relevância, necessário e urgente.”, comenta Pedro Cavalcanti, idealizador do FriCine.
Sobre o festival
O FriCine foi criado em 2006, em Nova Friburgo, por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti como mostra informativa internacional e contou com a importante parceria do Circuito Turístico Sabor Mury.
Reconhecido por sua longa história e impacto local e nacional, o festival é um dos mais antigos do Brasil ainda em atividade. Focado na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, é uma iniciativa de caráter competitivo internacional.
Em suas dez edições já realizadas, ofereceu gratuitamente para a população a exibição de mais de 700 filmes de 50 países, 40 palestras e debates, 30 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia; apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza.
O 11º FRICINE é produzido pelo FriCine, Lack Produções e Clovis Produtora, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura de Nova Friburgo e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, através da Lei Paulo Gustavo.
Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site e nas redes sociais (@fricinefest) do festival.
Cinema de graça em Nova Friburgo: Fricine vai exibir 80 filmes de 15 países
Bookmark the permalink.