Bombeiros resgatam grupo de dez pessoas em trilha de alto risco em Teresópolis; casal de idosos estava entre os resgatados


O resgate durou cerca cinco horas na Trilha do Escalavrado. Grupo de 10 pessoas é resgatado na trilha do Escalavrado, no Parnaso
Dez pessoas, incluindo um casal de idosos, foram resgatadas com segurança por bombeiros de Teresópolis, na Região serrana, após ficarem presas na trilha do Escalavrado, na noite de sábado (3), enfrentando frio intenso, escuridão e ausência de equipamentos adequados.
O grupo de nove trilheiros e um guia iniciou a subida do Escalavrado, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis, na manhã de sábado.
No meio do percurso, um dos participantes sofreu uma lesão e retornou sozinho. À noite, sem conseguir contato com os demais e diante da queda brusca de temperatura, ele acionou o Corpo de Bombeiros.
O Grupo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na Trilha dos Escalavrado, na noite de sábado (3).
Corpo de Bombeiros
O alerta foi registrado pelo 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), que entrou em contato com dois participantes e o guia, por volta das 19h20. Eles relataram dificuldades na descida e preocupação com a segurança do grupo. Entre os trilheiros resgatados havia um casal de idosos.
Diante da situação, uma equipe especializada de salvamento em montanha foi mobilizada. O trecho do Escalavrado é considerado um dos mais desafiadores do parque, com trechos íngremes e escorregadios, especialmente sob clima úmido e à noite.
Quando os bombeiros chegaram ao local, dois guias locais já haviam tentado iniciar a subida, mas o acesso exigia conhecimento técnico. Por volta das 21h30, os militares localizaram o grupo e iniciaram a descida com técnicas específicas de resgate, como o uso de cordas, freios e rapel controlado.
Apesar de todos estarem conscientes e conseguirem se locomover, o resgate foi feito com cautela devido ao risco elevado do terreno. A operação foi concluída com sucesso por volta da 1h da madrugada deste domingo (4). Nenhum dos resgatados precisou ser levado ao hospital.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *