Jorge Mario Bergoglio morreu nesta segunda-feira, às 2h35, pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. Na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, o Padre Adenilson Ferreira presidiu a missa na intenção do Papa Francisco.
Ascom/Diocese de Petrópolis
A Diocese de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, lamentou profundamente o falecimento do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21). O bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, afirmou em nota que o Papa Francisco “se voltou a todas as pessoas, manifestando que todo ser humano é filho ou filha de Deus” e destacou seu amor pelos pobres e empenho pela paz como grandes legados do pontificado.
Na Catedral São Pedro de Alcântara, uma missa foi celebrada às 8h desta segunda-feira (21) em sufrágio pela alma do pontífice. Durante a homilia, o pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, destacou que Francisco “fez sua Páscoa” neste Domingo da Ressurreição e reforçou o legado de alegria, misericórdia e encontro com Cristo deixado por ele.
“Ele parte e nos deixa uma certa tristeza, mas também um legado de alegria. Francisco sempre insistiu para que cada fiel tivesse um encontro pessoal com Cristo — não como uma ideia ou figura do passado, mas como alguém vivo”, afirmou o sacerdote.
Ele também lembrou a devoção do papa à Virgem Maria e concluiu dizendo que o pontífice agora parte ao encontro daquele a quem amou, serviu e anunciou durante toda a sua vida.
O prefeito de Petrópolis também manifestou pesar em suas redes sociais, dizendo que o legado de fé, diálogo e esperança do Papa Francisco “permanecerá vivo em nossos corações”.
Quem foi Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio entrou para a história ao se tornar o primeiro papa latino-americano. Ele também foi o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro pontífice da era moderna escolhido após a renúncia de seu antecessor, o papa Bento XVI.
Francisco liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º papa desde a fundação do papado. Sua eleição ocorreu em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave convocado para escolher o sucessor de Bento XVI. À época, Bergoglio revelou que inicialmente resistiu à ideia de se tornar papa, mas acabou aceitando a missão como um chamado divino.
Ao longo de seu pontificado, Francisco promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres, engajada com causas sociais e aberta ao diálogo inter-religioso
LEIA MAIS:
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica
VÍDEOS: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do Papa Francisco
Diocese de Petrópolis lamenta morte do papa Francisco e celebra missas em sua intenção
Bookmark the permalink.