Campos registra segundo caso de Oropouche; secretaria de Saúde alerta para prevenção


Doença viral transmitida por mosquitos pode causar sintomas por até 20 dias; município reforça a importância do combate aos criadouros. Secretaria de saúde de Campos alerta para prevenção da doença
Divulgação
A Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou, nesta terça-feira (25), o segundo caso de Oropouche no município. O primeiro havia sido registrado em fevereiro deste ano.
Apesar do novo caso, o órgão informou que a doença ainda não é considerada um problema de saúde pública na cidade, mas reforçou a importância da prevenção.
O vírus Oropouche é transmitido por mosquitos e causa sintomas como febre, dor de cabeça, dores nas articulações, náuseas e vômitos.
A principal diferença entre Oropouche e dengue, segundo a Secretaria de Saúde, está na duração dos sintomas: enquanto a dengue costuma persistir por cerca de sete dias, os sintomas do Oropouche podem se prolongar por até duas semanas ou, em alguns casos, até 20 dias.
Rodrigo Carneiro, diretor de Vigilância em Saúde, destacou que as medidas de prevenção são as mesmas adotadas contra a dengue.
“Como a transmissão também ocorre por mosquitos, devemos evitar água parada e entulhos. Os famosos criadouros devem ser combatidos para reduzir a possibilidade de transmissão do vírus Oropouche na nossa cidade”, explicou.
A Secretaria de Saúde informou que segue monitorando os casos e que, caso haja aumento no número de registros, novas medidas poderão ser adotadas.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *