Alunos usam guarda-chuva dentro de ônibus para se proteger de goteiras em Bom Jesus do Itabapoana


Vídeo mostra universitários enfrentando precariedade no transporte público; MP investiga o caso. Passageiros reclamam de goteiras dentro de ônibus em Bom Jesus do Itabapoana
Um vídeo gravado por uma estudante mostra universitários de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do estado do Rio, usando guarda-chuvas dentro de um ônibus para se proteger da água que entra pelo teto do veículo. Veja o vídeo acima.
A gravação foi feita nesta terça-feira (25) durante o trajeto do distrito de Rosal até uma faculdade no bairro Lia Márcia. Os alunos denunciam as condições precárias do transporte oferecido pelo município.
Segundo Marília de Souza da Cunha, de 35 anos, uma das universitárias que utilizam o transporte diariamente, os problemas se arrastam há pelo menos cinco anos. Além da falta de ar-condicionado nos dias quentes, a situação piora em períodos de chuva.
“Olha, é a segunda faculdade que eu estou fazendo, e esse problema já existe há muito tempo. Eu terminei a última em 2019, e o ônibus já estava assim. Eles dizem que vão trocar, mas nunca dão um ônibus realmente novo. Não queremos luxo, queremos segurança, e isso não temos. Rosal tem muitas curvas e é perigoso. O mínimo que deveríamos ter é um ônibus seguro”, afirmou Marília ao g1.
Outra estudante, que preferiu não se identificar, relatou que o ônibus tem vidros quebrados e que os alunos tentam improvisar soluções.
“São 35 quilômetros de trajeto todos os dias. O ônibus sai às quatro da tarde de Rosal, vai até Bom Jesus, deixa os alunos e segue para a Usina de Santa Isabel, onde busca estudantes do EJA. Depois, retorna para Rosal com todos. O teto está quase caindo, falta vidro na parte de trás e, para tentar amenizar a entrada da água da chuva, colocamos panos, mas sabemos que isso não resolve. Sem vidro, chovendo e com ônibus cheio, fica ainda mais difícil. A situação é muito complicada”, desabafou.
Em Bom Jesus de Itabapoana alunos enfrentam goteira dentro de ônibus
Reprodução
Após a repercussão do vídeo, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio, dra. Raquel Rosmaninho, informou que instaurou um procedimento para apurar as condições do transporte.
Em nota, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que o ônibus citado na denúncia será substituído por outro veículo, que atualmente está em manutenção. Além disso, o município adquiriu dois novos ônibus escolares, que devem ser entregues em breve pela empresa fornecedora.
A Prefeitura também declarou que estuda a possibilidade de realocar um dos ônibus que atende a rede municipal para o transporte universitário da FAESP, priorizando a segurança e a qualidade do serviço.
“A Prefeitura reitera seu compromisso com a educação e o bem-estar dos alunos, buscando constantemente melhorias no transporte escolar”, finalizou a nota.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *